Túmulo Aparício Mariense da Silva

Aparício Mariense da Silva (30 de maio de 1856 — 4 de maio de 1910) foi um político brasileiro. Estudou no Colégio Gomes, em Porto Alegre. Aos 18 anos aderiu à propaganda republicana, ligando-se ao grupo de Francisco Gonçalves Miranda. Em 1881 fundou o Clube 7 de Abril e no mesmo ano foi eleito vice-presidente do Clube Republicano São-Borjense. Foi eleito deputado estadual, à 21ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de 1891 a 1895. 
Entre as iniciativas de Aparício está a coordenação de um movimento, a partir de 1888, que resultaria na Proclamação da República do Brasil no ano seguinte. Também foi autor da Moção Plebiscitária de 1888, este documento constituiu o primeiro plebiscito da história do Brasil.
Cemitério Jardim da Paz.

R. Eng. Manuel Luís Fagundes, 3065.

WhatsApp

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

O significado do Hino Rio-grandense

O Hino do estado do Rio Grande do Sul já foi chamado de Hino da República, Hino Nacional, Hino de 35 e Hino Farroupilha, mas o nome que ficou famoso foi de Hino Rio-grandense. Oficialmente existe o registro de três letras para o hino, desde os tempos do Decênio Heróico até aos nossos dias. Num espaço de tempo de quase um século foram utilizadas três letras diferentes, até que finalmente foi resol...