Cavalo Crioulo - A raça dos pampas gaúchos

O crioulo é uma raça originária da cruza de sangue andaluz e berbere, introduzidos no sul do continente, hoje é o Rio Grande do Sul, por espanhóis aventureiros e padres jesuítas nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil. Após as campanhas e guerras na região nesse período colonial os animais se perderam e passaram a se criar livremente nas planícies do pampa, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos. Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente a alta amplitude térmica, quanto à seca e à falta de alimento. Normalmente são criados livres, em grandes pastos, e quando chegam à idade adulta são laçados e domados.
CURIOSIDADE
O nome tobiano veio do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar. Diz a lenda que ele, ao chegar ao Rio Grande do Sul, em 1844, para juntar-se aos farroupilhas, trouxe alguns de seus soldados que montavam cavalos com manchas brancas e escuras. Esses animais passaram a ser conhecidos como “tobianos”.

Empreendimentos

Trinta Povos do Caminho das Missões Jesuitico Guarani

O Caminho dos Jesuítas é um destino múltiplo que compartilha uma identidade, única e genuína, ao longo do itinerário que a Companhia de Jesus percorreu por mais de 200 anos para se estabelecer na América do Sul. O Caminho dos Jesuítas é um modelo integrador, uma maneira de educar pela aprendizagem, uma forma de compreender a religião a partir da espiritualidade… O sonho dos Guarani, a Missão dos J...