Lenda Peixe Dourado

Muitos sabem, outros ouviram falar, sobre como Tupã criou o Dourado. É a mais pura verdade, até que a ciência prove o contrário.
Há muitos anos, antes dos jesuítas chegarem, uma grande tribo vivia na margem do grande Rio Uruguai. Moravam entre o rio e a floresta, como uma verdadeira família. Comunidade indígena, humilde, faceira e ordeira. Viviam da e para a natureza.
Mas um emboaba da tribo Angá, este voraz e forte, trazia o desconforto na alma, a ambição insaciável. Eu quero mais, pois sou o mais forte, primeiro eu, pois sou mais bonito. Um dia serei o cacique de tudo. Quando descobriu o poder do ouro se deslumbrou por completo. Tudo a ele pertencia, todo aquele metal teria de ser dele.
Assim foi a reunir muito ouro. Não ajudava a ninguém, não colaborava nem com seus pais ou família. Só o brilho do ouro lhe interessava: seus olhos brilhavam ao mencionar esta palavra. Queria tocar o ouro, como se o metal tivesse vida. E na sede de poder, mais forte ficou.
Até que um dia, insatisfeito com o que tinha, quis apoderar-se de todo o ouro que havia no mundo. E ao entardecer, quando o rio Uruguai pintava-se de dourado, ele gritava que tudo um dia seria assim, desta cor.
Tupã, cansado de ver tanta voracidade, decidiu castigá-lo.
- Queres ouro? Em ouro transformo-te! Gritou lá do céu. E, dizendo assim, um raio de ouro cruzou o aborígene como uma adaga, e seu corpo tombou no rio, transformando-se em peixe.
E por isso, o dourado é um peixe sempre faminto, tudo lhe é pouco. Nasceu no grande doce mar Uruguai, fadado a passar a vida com sede.
Pirapó = Salto do peixe.
Versão: Otávio Reichert. 

Empreendimentos

Estância jesuítica de Yapeyú (séc. XVII-XVIII). Ruínas centenárias em Alegrete (RS)

A Universidade Federal do Pampa em Alegrete/RS, durante o seminário: "A importância das Estâncias e a Formação das Reduções Jesuítico-Guaranis dos 30 Povos”, foi palco do anúncio de uma descoberta arqueológica de grande relevância na região de Alegrete: um antigo Posto da Estância Jesuíta de Yapeyú, fundada em 12 de janeiro de 1657. O achado foi divulgado pelos professores Édison Hüttner [1], coor...

Mais Empreendimentos