Oratório dos Guerreiros Missioneiros

Foi na região missioneira de São Gabriel que Sepé Tiaraju, foi morto tres dias antes da Batalha de Caiboaté contra as forças espanholas e portuguesas comandadas por Gomes Freire de Andrade que tinham a missão de acabar com as Reduções Jesuítas e expulsar a Companhia de Jesus e marar as novas fronteiras conforme o Tratado de Madri.
No local conhecido como Chácara do Juca Tigre, Sepé foi baleado junto de mais alguns guerreiros, ferido mortalmente, montado em seu cavalo dispara e ganha o mato, mas já era tarde, cai e morre junto a Sanga da Bica.
Hoje no lugar é erguido um Oratório aos Guerreiros Missioneiros, uma Cruz Missioneira guarda a estátua de Sepé Tiarajú e sua frase que é um sinuelo a todos os gaúchos, “Essa terra tem dono”.
Sepé Tiaraju provavelmente tenha nascido na Redução de São Luís Gonzaga, e faleceu em São Gabriel, 7 de fevereiro de 1756. Foi um guerreiro indígena brasileiro, considerado santo popular e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense" por lei. Chefe indígena dos Sete Povos das Missões, liderou uma rebelião contra o Tratado de Madri. Três dias depois, em 10 de fevereiro de 1756, os guerreiros
Guarani foram trucidados na Batalha do Caiboaté, em um local também situado no município de São Gabriel (RS), sem que praticamente houvesse baixas nos exércitos invasores.
Os poucos sobreviventes, acompanhados dos jesuítas, foram expulsos para a banda oriental do Rio Uruguai. Meses depois, pouco restava do sonho missioneiro e cristão de uma Terra sem Males.

São Gabriel, RS. Chacará do Juca Tigre, Rua Juca Tigre com Tristão Pinto.

WhatsApp

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

 

Empreendimentos

Maneco Pereira - O HOMEM QUE LAÇAVA COM O PÉ

Manoel Bento Pereira foi o maior laçador que o Rio Grande do Sul conheceu em todos os tempos. Ele nasceu no dia 18 de junho de 1848, no município de Rio Pardo. Ainda criança, foi com a familia para a "Estância do Curral de Pedras", no município de Rosário do Sul, onde seu pai trabalhou de capataz. A "Curral de Pedras" era no século XIX uma das maiores estâncias do Sul do Estado. Hoje ela está divi...