Mulher Missioneira - Poema Pedro Carvalho

     Sou prenda do Rio Grande,
O berço das tradições,
Fui criada nos galpões onde aprendi com meus pais,
O amor por esta Terra que não esqueço jamais.
     Sou guarani, sou guerreira, e a santa cruz missioneira é meu escudo e minha fé sou a flor da corticeira na paisagem bem campeira protegida por Sepé.

     Conheço a lida campeira e os afazeres de casa,
A preguiça não me atrasa, sou xucra e hospitaleira,
Sou fiel ao meu destino e defendo meus ideais,
Ouvindo a voz de bronze dos Sinos das Catedrais.
     Meu corpo a terra pertence e neste torrão Rio-grandense, sou a mulher missioneira minha alma é guerreira e nem a morte me vence. 
     Izabél Cristina Ribas, poema de Pedro carvalho.

Rio Grande do Sul

Quando os homens se ausentaram pra guerra, eu cultivei a lavoura e apaziguei o rebanho! Sou firme sem muito luxo, e pra que o mundo entenda é que me chamam de Prenda amor maior do Gaúcho! - Marianita Ortaça.
Vídeo sobre o canto que reverencia a fibra da mulher gaúcha, por Minha Estampa - Marianita Ortaça, clique aqui.
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

Monumento ao Padre Pedro Stoelben

O Santo Padre Pedro Stoelben, uma figura religiosa de grande importância na região noroeste do estado, deixou sua marca em várias cidades, incluindo Campina das Missões, onde atuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho de 19 de novembro de 1933 a 24 de março de 1935.  Sua trajetória em Tucunduva, no entanto, é particularmente notável. Stoelben dedicou 44 anos de sua vida a esta cid...