Monumento Tio Bilia Santo Ângelo

Tio Bilia, Antônio Soares de Oliveira,  (Santo Ângelo, 5 de agosto de 1906 — 19 de agosto de 1991) foi um compositor e gaiteiro brasileiro.
Começou a tocar aos 10 anos, no interior do atual município de Entre-Ijuís. Aprendeu a dedilhar o instrumento sozinho, ouvindo outros gaiteiros. Apesar de ter se tornado famoso só na década de 1950, Tio Bilia já animava os bailes do interior há muito tempo, pois tocava em bailes desde os quatorze anos de idade.
Até os 85 anos, quando morreu, gravou 111 músicas. Gravou seu primeiro LP, o Baile Gaúcho, com Virgilio Pinheiro e seu conjunto.
Foi um autodidata. É bastante reverenciado nas Região das Missões.  
Construído em 1999, pelo escultor Tadeu Martins, foi esculpido com uma estrutura de tela de aço e revestido com cimento, encontra-se sobre um pedestal de concreto em forma de pirâmide na cor verde claro com duas placas de bronze, uma com os dados da inauguração e a outra com a homenagem do escultor Tadeu Martins para o músico.
É uma homenagem ao gaiteiro santo-angelense Tio Bilia que se projetou nacional e internacionalmente no mundo da música, sendo conhecido como o mestre da gaita ponto.
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

No bairro Pippi, rótula da Av. sagrada Família com Adão Pipi.

Abre o fole Tio Bilia
Os Serranos
Abre o fole Tio Bilia da tua gaúcha emoção
Esbanja imensa poesia da gaita do coração
Nossa gente necessita do som que a gaitinha faz
Quem é gaúcho se agita te ouvindo sempre quer mais
O campo vibra e palpita o sol espalha mais luz
E o Rio Grande ressuscita na tua gaita aberta em cruz
Quem andar longe do pago te ouvindo põe se a chorar
És consolo e o afago de quem não pode voltar
Abre a gaita companheiro que eu quero te ouvir de novo
Tio Bilia missioneiro alegria do meu povo

Empreendimentos

Maneco Pereira - O HOMEM QUE LAÇAVA COM O PÉ

Manoel Bento Pereira foi o maior laçador que o Rio Grande do Sul conheceu em todos os tempos. Ele nasceu no dia 18 de junho de 1848, no município de Rio Pardo. Ainda criança, foi com a familia para a "Estância do Curral de Pedras", no município de Rosário do Sul, onde seu pai trabalhou de capataz. A "Curral de Pedras" era no século XIX uma das maiores estâncias do Sul do Estado. Hoje ela está divi...