Catedral Santo Ângelo

A primeira foi construída em 1706 na Redução de San Ángel Custódio. A segunda foi uma pequena construção do século 19 para atender à comunidade.E,por fim,a atual estrutura,edificada a partir de 1929.
A arquitetura da catedral é de estilo barroco missioneiro,um misto de barroco,renascentista e guarani. Na fachada,em pedra grês ou arenito, colunas, arcos e esculturas de Valentim Von Adamovich homenageiam os padroeiros dos Sete Povos das Missões.
Grandiosidade. Essa palavra define muito bem este lugar. A Catedral Angelopolitana tem hoje espaço para acomodar 800 pessoas aqui. Pra isso, as dimensões chegam a 50 metros de comprimento. Mas esta já é a terceira igreja construída neste local. A antiga era ainda maior. O altar, por exemplo, ficava 31 metros além de onde está hoje.
Está uma das poucas igrejas a ter como padroeiro um anjo, e não um santo. Dedicada ao anjo da guarda, é semelhante ao templo construído na redução de São Miguel no século 18. A Catedral Angelopolitana é a terceira  igreja a ocupar o espaço do Centro Histórico. Esta é uma das poucas igrejas a ter como padroeiro um anjo, e não um santo.

Empreendimentos

Inventário do Povo de Santo Ângelo 1778

Apresentação em detalhes do inventário feito pelos espanhóis em 1778 quando da retirada do Povo de Santo Ângelo dos Jesuítas em 1768 mostrando o conteúdo de cada um dos ambientes, o que auxilia ao leitor perceber o nível de vida levada na redução naquele período, muito superior que nas demais cidades da América do Sul, mesmo prejudicado pela intervenção ocupacionista espanhol no interim de 10 anos...