Arroio ou Riacho Itaquarinchim

Nasce no distrito de Comandaí, limite entre as cidades de Santo Ângelo e Giruá, noroeste do RG. É em Comandaí que tem início o curso de água que nasce em vários pontos e posteriormente se unem formando o leito do Itaquarinchim. Logo o arroio vai crescendo e cortando a cidade, e é nesse momento que suas águas vão perdendo a transparência.
Cruza por dentro da zona urbana de Santo Ângelo e veem a desaguar no Rio Ijuí limite da cidade de Entre-Ijuís. 
Por uma pesquisa, no dicionário de Tupí-Guarani chegamos à conclusão que Itaquarinchim é "rio que chora triste sobre pedras" o que confere com o cenário.
Sabe-se que as águas no arroio são impróprias para o banho e também para o seu consumo. 
Ao mesmo tempo em que divide a cidade, o Itaquarinchim que abriga em suas margens indústrias, bairros e consequentemente esgoto e lixo, é ironicamente a fonte para a captação da água pela Corsan que faz o seu tratamento para abastecer parte de Santo Ângelo.
Fonte Roger Jaekel.

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

Monumento ao Padre Pedro Stoelben

O Santo Padre Pedro Stoelben, uma figura religiosa de grande importância na região noroeste do estado, deixou sua marca em várias cidades, incluindo Campina das Missões, onde atuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho de 19 de novembro de 1933 a 24 de março de 1935.  Sua trajetória em Tucunduva, no entanto, é particularmente notável. Stoelben dedicou 44 anos de sua vida a esta cid...