POBRE, MESTIÇO, SEM-TERRA, MARGINALIZADO... O GAÚCHO

Assim era o gaúcho, um tipo humano miscigenado que vivia na região dos pampas sul-americanos e arredores, e que carregava predominantemente uma herança cultural ameríndia (guarani, charrua, minuano, kaingang, mapuche).
  Ademais, os gaúchos haviam sido despojados das terras onde viviam coletivamente em liberdade, tornando-se homens sem pátria e sem lei, muito temidos pelos estancieiros.
 
Nesse contexto, é importante observar que eles viviam à margem da nova ordem social estabelecida pela colonização europeia, aliás, os líderes farroupilhas sempre fizeram questão de deixar bem claro que eles eram rio-grandenses (“homens bons”, de posses) e não gaúchos.
 
Pobre, mestiço, sem-terra, marginalizado... quando este for o gaúcho lembrado e celebrado, eu vou gritar alto e com muito orgulho:
 
– AH! EU SOU GAÚCHO!
Centro Cultural Atahualpa Yupanqui (Argentina); referências históricas: texto do Prof. Tiago Goulart (adaptado).

Empreendimentos

Monumento da Pedra Mó

A Pedra da Mó, um artefato com uma história fascinante, está situada na Praça Arnoldo Guilherme Jost no município de Alegria. Esta peça de origem francesa foi importada por Casemiro Martini no ano de 1935, período em que ele fundou um moinho movido a água em Alegria, então conhecida como "Rincão Alegria". A necessidade da ferramenta para dar início ao seu empreendimento levou Casemiro a importar e...