Lideranças e comunidade celebram 35 anos do escritório da Emater/RS-Ascar em São Miguel das Missões

Título

A comemoração dos 35 anos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar reuniu, na sexta-feira (05/12), lideranças, parceiros e extensionistas que fizeram parte da trajetória, além de representantes de famílias assistidas. O ato celebrou a promoção do acesso a políticas públicas, por intermédio do trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), de assentados da reforma agrária, agricultores familiares, pecuaristas, agricultores empresariais e indígenas, além do trabalho junto a públicos como mulheres, jovens, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, assim como assessoramento a associações e cooperativas.

Diversas lideranças prestigiaram o momento, entre elas o prefeito, Rodrigo Ribas, o vice-prefeito, Pedro Mothci, a primeira-dama, Debora Munareto de Oliveira Ribas, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, e a gerente adjunta, Ivânia Polaczinski. Também estiveram representadas instituições como o Poder Legislativo, secretarias municipais, Associação Comercial e Industrial (ACI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Sicredi, Banco do Brasil, Agropampa, Agrícola Sete Povos, Clubes de Mães, associação de feirantes, imprensa, entre outros.

Na oportunidade, o extensionista Gomercindo Vargas, que faz parte da história do escritório desde 1990, relatou fatos marcantes da Extensão Rural local. Vargas relembrou desde as demandas iniciais, com assistência mais próxima dos assentamentos da reforma agrária, até a ampliação do público assistido, com conquistas importantes por meio da execução de programas como o Pró Rural e o RS Rural, que permitiram que nos anos 2000 a energia elétrica e a água chegassem às comunidades rurais, transformando a realidade local. Ainda outros marcos importantes, como o acesso de famílias ao Procera, programa de crédito fundiário e, posteriormente, ao Plano Nacional de Crédito Fundiário e ao crédito rural de forma diversificada.

Já a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Fátima Primaz, reiterou os compromissos atuais na execução de políticas públicas, especialmente as relacionadas com as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com destaque ao Programa de Fomento à Inclusão Social e Produtiva e Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Recentemente, agregou-se também à equipe, a engenheira agrônoma Aniele Silveira Anklam.

Além de uma exposição fotográfica e oportunidade de integração para que histórias fossem rememoradas, o aniversário da Aters no município foi celebrado com um coquetel de produtos da agricultura familiar, gentilmente preparados por representantes de clubes de mães, feirantes e agroindústrias assistidas pela Instituição.

 


Mais notícias