Trilheiros visitam o Museo Viedma e são recebidos pelo Professor Dr. Manuel de Jesús Viedma Romero em San Ignacio Guazú
Na véspera da abertura oficial da Trilha Internacional dos Santos Mártires – 400 Anos, os trilheiros foram recebidos pelo Professor Dr. Manuel de Jesús Viedma Romero, reitor da Universidad Politécnica y Artística del Paraguay, em uma visita especial ao Museo Viedma, que está em fase final de construção em San Ignacio Guazú.
A recepção, marcada por emoção e partilha cultural, aconteceu às 11h deste sábado e reuniu peregrinos e pesquisadores em um espaço que promete se tornar referência continental na preservação da história jesuítico-guarani.
O Museo Viedma contará com quatro galerias temáticas, compostas por grandes telas que retratam a relação entre os Padres Jesuítas e os povos Guaranis, abordando a fé, a arte e o diálogo cultural que marcaram profundamente a formação das Missões.
Em entrevista ao Portal das Missões, o professor Manuel de Jesús Viedma destacou que a criação do museu é fruto de uma inspiração espiritual e de um desejo profundo de preservar o legado das Missões e o equilíbrio humano pela fé e pela natureza.
“Minha inspiração veio da alma, com o anseio de plantar uma semente de valorização da cultura e da relação profunda do Guarani com a fé e com a natureza, como eixo central do equilíbrio humano”, afirmou o reitor.
Ao ser questionado sobre o que espera dos visitantes que conhecerão o museu a partir de sua inauguração, prevista para 2026, o professor deixou uma mensagem de esperança:
“É necessário que os jovens se encham de amor pela vida e pela natureza, tendo a fé como fator essencial para guiar e preencher sua alma.”
A visita ao Museo Viedma marcou um dos momentos mais simbólicos da jornada missioneira, reforçando o espírito de integração cultural e espiritual entre Brasil, Paraguai e Argentina, na trilha que celebra os 400 anos da chegada dos jesuítas em solo gaúcho.













































